Início / Quem Somos / História da fundação

História da fundação


Fundada em 1982, a Comissão de Melhoramentos de Santo Emilião, visa promover obras e melhoramentos da mais diversa índole na freguesia e, em cooperação com organismos oficiais e particulares, fomentar o progresso da freguesia e a valorização e prestígio dos seus associados, desenvolvendo ou apoiando atividades recreativas, culturais ou desportivas.

Alfredo Rodrigues Martins, Amaro Marques Salgado, António Vale da Silva, David Guimarães de Macedo, Fernando Manuel Lopes, José Gomes do Vale, José Leite, José Luís Amorim Aguiar, José da Silva Fernandes, Maria Paulo Casalta, Maria Teresa Rodrigues Vilas Boas Xavier Ferreira e Paulino Cardoso de Oliveira foram os seus ilustres fundadores.

[Text Box: Antigas Instalações] Em 26 de Maio de 1984 foi inaugurada a sede da Associação sita no lugar de Redufe, na freguesia de Santo Emilião do concelho de Póvoa de Lanhoso.

O teatro, a música, o futebol, a pesca, "jogos sem barreiras", fornecimento de banhos, etc., foram algumas das atividades que se promoveram e se mantiveram durante anos. Em 1988 iniciaram-se atividades com a infância tendo funcionado como Jardim de Infância onde se lecionava o ensino pré-escolar, até que um edifício para essa finalidade para funcionamento da atual escola primária fosse construído.

Desde 24 de Julho de 1995 foi considerada I.P.S.S. (Instituição Particular de Solidariedade Social) pela Secretaria de Estado da Inserção Social - Ministério da Solidariedade e Segurança Social, passando a ter como atividade principal ação social para a infância e juventude, sem alojamento.

Desde então funcionavam as valências de Creche, A.T.L. (Atividades de Tempos Livres) e C.A.F (Componente de Apoio à Família). As novas instalações situadas na rua 25 de Abril nº 115, nesta freguesia, foi inaugurado em 25 de Setembro de 2005. A sua construção foi iniciada no início de 2002, tendo sido concluída a meados de 2004.

A razão da sua existência deve-se ao facto de nas antigas instalações não estarem criadas as condições logísticas suficientes para tão grande número de utentes inscritos nas valências de Creche, A.T.L. e C.A.F, mas também para proporcionar a criação de Valências de 3ª Idade, como um Mini-Lar, Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário.

Todavia mantém como objetivos essenciais promover e desenvolver atividades de Solidariedade Social para além dos referidos nos estatutos aquando da sua criação.