Início / Respostas Sociais / C.A.T.L.

C.A.T.L.


Enquadramento teórico

O lazer é um fenómeno social de reconhecida importância na sociedade moderna na qual, apesar de tudo, se vive em função do trabalho, tornando-se difícil saber o que fazer com o tempo que resta, o dominado “tempo livre” em determinados grupos etários nomeadamente nas crianças e nas pessoas idosas.

É nesta linha que surgem as instituições públicas e privadas, às quais cada vez mais crianças são confiadas para ocuparem o tempo extracurricular, uma vez que a família perdeu a capacidade ou a disponibilidade para apoiar a ocupação desse tempo.

Desta forma, segundo a Direção Geral da Acão Social (1998), consideram-se centro de Atividades de Tempos Livres (C.A.T.L) “todas as instituições com suporte jurídico em entidades públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos que se destinam a proporcionar atividades de lazer a crianças a partir dos 6 anos e aos jovens até aos 30 anos, de ambos os sexos, nos períodos disponíveis das responsabilidades escolares e de trabalho”.

Público-alvo

Crianças a partir dos 6 anos e aos jovens até aos 10/12 anos, de ambos os sexos, nos períodos disponíveis das responsabilidades escolares e de trabalho.

 

 

Constituição da Equipa

Nº de Elementos

Funções

1

Diretora Técnica e Coordenadora do ATL

1

Auxiliar de Educação

1

Auxiliar de Educação

1

Auxiliar de Acção Educativa

1

Educadora Soical

1

Escriturário

1

Cozinheira

1

Ajudante de Cozinha

1

Motorista

1

Professora de Dança

1

Professor de Natação

 

Objetivo Geral

Proporcionar às crianças um desenvolvimento harmonioso e equilibrado.

 

Objetivos Específicos

  • Proporcionar condições que contribuam para o desenvolvimento pessoal e integral das crianças;
  • Desenvolver espírito crítico de iniciativa, capacidade crítica, sentido de responsabilidade e de organização;
  • Estimular experiências culturais e recreativas, aproveitando as relações família/escola/comunidade.
  • Proporcionar aos jovens condições de apoio à descoberta das suas aptidões e interesses vocacionais.
  • Através da participação da vida em grupo, permitir a cada criança a sua oportunidade de inserção na sociedade;
  • Garantir o ambiente físico adequado, proporcionando as condições para o desenvolvimento das atividades, num clima calmo, agradável e acolhedor.

 

Horários

Em período letivo o ATL funciona das 7.15h às 9.00h e das 14.00h às 19.30h. Em período não letivo funciona, ininterruptamente, das 7.15h às 19.30h.

 

 

Plano de Atividades: Infância

Calendarização das Atividades

Acontecimentos

Competências

Atividades

 

Janeiro

Comemoração dos Reis Magos

Trabalhar as tradições.

Elaboração de uma coroa

Fevereiro

Carnaval – Festa dos Disfarces

Fomentar a interação escola-família;

Promover a socialização entre as crianças em ambiente festivo.

Festa convívio entre todas as valências da instituição com oferta de lanche.

 

 

Março

Dia do Pai

Explorar diferentes materiais.

Elaborar uma lembrança para o Pai

Festa da Primavera

Sensibilizar para a preservação da Natureza;

Promover a socialização entre adultos e crianças.

Desfile alusivo à primavera

Comemoração da Páscoa

Trabalhar as tradições bem como os símbolos caraterísticos desta época.

Elaboração de uma lembrança alusiva à Páscoa

 

 

Abril

Dia da Dança – “Mexer com ritmo”

Trabalhar o esprito de grupo através da dança.

Dança ComFilhos

 

 

Maio

Dia da Mãe

Explorar diferentes materiais.

Elaborar uma lembrança para a Mãe

Dia da Família

Trabalhar a importância da Família, promovendo a interação entre escola-Família.

Jogos Tradicionais

Junho

Dia da Mundial da Criança

Promover atitudes relacionadas com os direitos e deveres das crianças.

Realização de jogos interativos/Pic-nic no exterior

Julho

Dia Mundial dos Avós

Estabelecer momentos de afetividade e partilha entre as crianças e os avós.

Elaboração de uma lembrança para os Avós

Setembro

Início do Ano letivo/Outono

Vivenciar momentos lúdicos, explorando o meio ambiente, bem como as suas alterações.

Decoração das salas e restantes espaços

Outubro

Dia do Halloween

Brincar com as tradições, usando imagens características da época.

Decoração de abóboras e pinturas faceais

Novembro

Dia de S. Martinho

Proporcionar momentos interativos entre grupos, brincando com os costumes do S. Martinho.

Realização de um Magusto

 

Dezembro

Natal

Proporcionar um ambiente Natalício, trabalhando a criatividade.

Decoração da Instituição de acordo com a época natalícia/Festa de Natal